terça-feira, 24 de junho de 2014

Teoria de Maslow

A teoria de Maslow é constituída de estudos sobre motivação e personalidade na qual o estudioso elaborou uma escala ou hierarquia de especificações motivacionais. Segundo Daniel Portillo Serrano no site Portal do marketing quando essa hierarquia não é alcançada, geram uma frustração da parte do individuo levando a diversos fatores tais como:

  •  Comportamento ilógico ou sem normalidade;
  •  Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
  • Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios ou digestivos;
  • Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
  • Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração entre outros.                                                                                                                       

Observando isso vemos que a motivação é uma fase constante na vida pessoal, porém a motivação também pode ser tratada como uma forma de estado mental, pois se um indivíduo colocar em sua mente que não esta e nem estará motivado e satisfeito nada e nem ninguém conseguira motiva-lo e nem satisfazê-lo naquele período de tempo.
A teoria de Maslow é uma das mais importantes teorias de motivação. Para o estudioso as necessidades dos seres humanos obedecem a uma sequência, isso significa que no momento em que uma etapa é concluída a próxima necessidade vem logo em seguida, exigindo muito das pessoas para que elas busquem meios para poder realiza-las. Essa escala pode ser conhecida também como pirâmide da insatisfação pessoal, pois quando uma fase e conquistada temos que exigir mais de nós mesmos para poder conquistar a próxima nunca estando satisfeito consigo mesmo.
Porquê de uma escala ou hierarquia? Poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
Segundo Daniel Godri um dos mais conhecidos palestrantes motivacionais do Brasil em um vídeo motivacional no Youtube faz o seguinte relato “a escada é um dos melhores e mais eficazes inventos, pois para chegar ao topo nos não precisamos subir de uma vez porque existem degraus para galgar tal objetivo” esse relato não foi descrito com tais palavras mais o que ele quis dizer foi praticamente isso.
Maslow publicou dois livros e na sua primeira edição "Motivation and Personality" ele nunca representou a sua escala ou pirâmide através destas figuras acima e na segunda edição em 1970 ele também não mostrou nenhuma figura porem os professores atuais como uma melhor didática as utilizam para melhor compreensão.
As cinco etapas a serem conquistadas são: necessidades básicas ou fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades Sociais ou de associação, necessidades de Status ou Autoestima, necessidades de Autorealização.

Figura 1: Pirâmide de Maslow. Fonte: <http://territoriohumano.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Maslow.png>

·        Necessidades básicas ou fisiológicas
As necessidades básicas ou fisiológicas são as mais importantes, pois predomina sobre todas as outras, pois sem satisfazê-la não se move para outra necessidade ou nível, pois as necessidades básicas são como, por exemplo, alimentação física, seja de água, proteína, gordura, cálcio, oxigênio, etc. e sem fazer essas coisas podemos comprometer nossas funções físicas e mentais, e com isso na produtividade em uma empresa, de acordo com Mayer.

Os efeitos de uma má alimentação são, por conseguinte, muito mais profundos e mais amplos do que se pensava. Influem na duração e na qualidade da própria vida, na capacidade de trabalho, no estado psicológico das populações. (CASTRO, apud MAYER, 1967, p. 3).

Isso quer dizer que uma pessoa com má alimentação não podem se desenvolver com excelência, pois afeta tanto o físico quanto o psicológico não podendo alcançar assim a próxima etapa.
·         Necessidades de segurança
A segurança reflete não só no medo de violência física mais também na ansiedade de perdas nas condições sociais e econômicas, como por exemplo, a estabilidade profissional isso é algo que nos da segurança econômica.
·         Necessidades sociais
A necessidade social incide em associação, participação e aceitação por parte de amigos companheiros de trabalho, igreja, escola, etc. Tendo com tudo isso amor carinho e afeto.
·         Necessidade de autoestima
A autoestima é uma coisa pessoal que vive dentro de nos mesmo como podemos amar sem termos amor próprio? Aceitar-nos como somos é de fundamental importância, pois assim poderemos caminhar para a realização pessoal e profissional.
O desejo de ser correspondido fornecerá confiança, respeito, status, prestígio, consideração, independência ou autonomia. Se for aceito na sociedade irá medir o grau de sua autoestima.
·         Necessidade de autorealização
Nesta etapa a mais elevada de todas as outras quem conseguiu chegar ate aqui usou seu talento, sua coragem, sua espontaneidade, faz o que realmente gosta, mais com certeza nunca concluirá, pois o ser humano vive em constante mudança tentando e conseguindo evoluir a cada dia e com isso nunca se realizará por completo.

Autor: Cristiano Cardoso

Referências Bibliográficas: 
PEREIRA. Marisa Viana – Ensaio  Motivação nas Atividades Humanas – Teoria de Maslow. Disponível em:< http://www.xisbeta.com.br/site/?p=679>. Acessado em 19/05/2014

SERRANO. Daniel Portillo. Teoria de Maslow - A Pirâmide de Maslow. Disponível em:< http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm> Acessado em 19/05/2014.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. Edição Compactada, 2ª edição. São Paulo, Editora Atlas, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário